20 de junho de 2012

New York Beat

Em 1981, existia outra Nova York. Pulsante, vibrante, latejante de liberdade artística e criativa. Não que a metrópole dos dias de hoje tenha perdido a sua energia única, mas perdeu-se a maior parte da perigosa mas saudável selvajaria urbana dos tempos que antecederam as purgas do mayor Rudy Giuliani. Hoje, Nova York é mais asséptica, segura, luminosa. Mas a nostalgia aperta sempre que a memória recupera os tempos de loucura desbragada, em que ser artista na Big Apple era sinónimo de um estilo de vida fora das convenções.
Downtown 81, película rodada em 1981 mas apenas estreada oficialmente no ano 2000, capta na perfeição o zeitgeist da cidade nessa época. São os tempos do advento do pós-punk e da consolidação da mui nova-iorquina No Wave. Esta última, uma cena artística vanguardista e provocadora que englobava música, cinema e arte urbana e contemporânea, levou aos píncaros o extremismo libertário da experimentação e da inovação.
A narrativa pouco convencional do filme centra-se, acima de tudo, nas aventuras e desventuras em tempo real do jovem artista plástico Jean-Michel Basquiat. Protótipo por essência do artista urbano e underground, Basquiat viveu depressa e morreu jovem - aos 27 anos (mais um membro do Clube dos 27), preso nas malhas da heroína. A sua obra, composta por quadros e autênticos frescos urbanos, que vão do graffiti à simples inscrição de textos nos muros da cidade, foi revolucionária e radical. Ele foi o Andy Warhol das ruas, sem dinheiro, sem abrigo e sem glamour, vendendo quadros para comer, engatando miúdas nos bares para ter onde dormir. A realidade de Basquiat é confabulada em Downtown 81. Enquanto vagueia pelas ruas e bares e se cruza com diferentes e bizarras personagens, é traçado um retrato paralelo da cena artística do Lower East Side de Manhattan. Actuações de nomes incontornáveis da cena musical nova-iorquina como James White and the Blacks, Suicide ou Kid Creole and the Coconuts abrilhantam o filme, que é igualmente colorido por aparições surreais de Debbie Harry e Arto Lindsay.
Para além de ser uma mitologia da vida real do artista desalinhado, Downtown 81 é igualmente o postal ilustrado de um tempo e de uma cidade que já não existem. De dias mais escuros mas ideias mais límpidas. Um site dedicado a esta obra de culto marginal pode ser consultado aqui.