29 de dezembro de 2018

Pós-Fabricado




Originalmente editado em 1986 e intitulado From Joy Division to New Order: The True Story of Anthony H Wilson and Factory Records, o livro em torno da mítica e defunta editora discográfica britânica foi alvo de revisão e actualização em 2009, diminuindo o palavroso título para o exibido na imagem acima.
Mick Middles, o autor, é um reconhecido jornalista e especialista na cena musical de Manchester e autor de inúmeras obras em torno do seu legado, iniciado no Punk até ao presente. O estilo informado e minucioso da sua prosa revela um conhecimento profundo da história da lendária editora, sem menosprezar os aspectos mais folclóricos e os episódios mais anedóticos que ajudaram à perpetuação do seu nome.
Nascida sob a égide circunspecta dos Joy Division e amadurecida pela qualidade inventiva dos New Order, a Factory acabaria por definhar envolta na aura de hedonismo da Haçienda - a  sua discoteca privada - e no clímax dos conterrâneos Happy Mondays e da Madchester. Tony Wilson, o homem por detrás da lenda, tornar-se-ia ele próprio uma figura icónica e admirada, assistindo à disseminação das sementes da sua editora por todo o mundo e à emulação da música primordialmente criada pelos seus artistas.
Factory: The Story of the Record Label é um documento imprescindível para conhecer e entender o trajecto mercurial da editora que, muito mais que lançar discos, criou uma imagem própria e imortal, pedra basilar para um estilo de vida que, ainda hoje, fabrica embriões urbanos, tão pessimistas como hedonistas.