21 de fevereiro de 2016

Dreamhouse



Para além da música vanguardista, marcante e, insistentemente, brilhante, uma das imagens de marca da editora britânica 4AD foi sempre a estética que embrulha a arte. Nesse sentido, o forte poder imagético e, a espaços, cinemático, dos projectos que a incorporaram e continuam a surgir no presente, ajudou a construir a elegante catedral sonora e visual que hoje conhecemos.
Lonely is an Eyesore, datada de 1987, é uma compilação state of the art da 4AD em pleno estado de graça da sua existência. Editada sob o formato de áudio e vídeo, reúne alguns dos nomes maiores da sua história e funciona como porta de entrada ideal para o seu mundo sónico e visual.
Do onirismo exacerbado de Acid, Bitter and Sad do projecto This Mortal Coil ao psicadelismo etéreo e angelical de Crushed dos Cocteau Twins, passando pela austeridade espititual de ecos Tarkovskianos dos Dead Can Dance em The ProtagonistLonely is an Eyesore é um festim para os sentidos mais esclarecidos. Um documento de refinado bom gosto para olhos e ouvidos e que, mais que nostálgico, funciona como súmula perfeita da estética única e da beleza estranha de uma das casas musicais mais fascinantes e inconfundíveis da contemporaneidade artística.