25 de agosto de 2010

Ciências Psicadélicas

Pode haver quem não saiba, mas existe nos Estados Unidos (where else?) uma organização que fomenta e estimula estudos psicadélicos. A sua sigla orienta-nos: M.A.P.S. : Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies.
As pesquisas da M.A.P.S. assentam sobretudo nas potencialidades e efeitos que os alucinogéneos desencadeiam na mente e corpo humanos. Avalia-se o uso de drogas psicotrópicas mais ou menos poderosos no alívio de sintomas clínicos associados a maleitas crónicas ou como paliativo em doenças terminais. Discutem-se e revelam-se abertamente os prós e os contras da utilização da marijuana e de outras substâncias psicadélicas (LSD, MDMA, etc.).
Para além da componente médica que paira sobre estas matérias, é possível encontrar igualmente no site da M.A.P.S. uma vasta e interessante bibliografia sobre a descoberta e a evolução das drogas psicadélicas. Podemos encontrar curiosidades culturais dos anos 60, tais como os arquivos da revista Psychedelic Review, disponíveis para consulta exactamente aqui, bem como uma miríade de artigos e obras nesta periférica área. As portas da percepção estão franqueadas para os interessados em http://www.maps.org/.