Muito pouco se sabe dos Liquid Sound Company. Apenas que são texanos, filhos bastardos de John Perez - guitarrista dos metaleiros Solitude Aeternus - e praticantes de música baptizada com ácido lisérgico. Desde o primeiro álbum que transmitiram a ideia de serem uma aparição fugaz, mas eis que já editaram três. Em 16 anos...
Ainda existem doidos assim. Gente que revisita os labirintos psicadélicos e se perde lá dentro com gozo. Os Liquid Sound Company não fazem a coisa por menos e dedicam-se a dar continuidade ao space rock dos Hawkwind e Pink Floyd e à acidez flower power mais introspectiva. O primeiro disco data de 1996, intitula-se Exploring the Psychedelic e a capa tem-no escrito na testa.
O cenário expande-se em guitarras que oscilam entre tranches planantes e zunidos fuzz, mística oriental e viagens estelares sem partida nem destino. A levitante Let the Incense Drift e a deliciosa Golden Gate '67 são uma boa montra da forma como esta trupe trata as guitarras, a primeira com dolência, a segunda com encanto eléctrico. A Splash of Color e Ride the Coaster Pyramid são os temas mais directos, rock elaborado e melódico, mas envolto em loucura controlada. Loucura que se torna desbragada em Swallow, sucedâneo trippy do stoner rock. Mas as maiores explorações psicadélicas são os fantásticos Mesmerizing the Eye e Sadhana Siddhi. Longos e penetrantes, elementos orientais brotam e florescem, baixando-nos as resistências e obrigando-nos a seguir a sua hipnótica odisseia.
Novo álbum só surgiria em 2002. Se o título e a capa intuem que os Liquid Sound Company não mudaram, o conteúdo chacina qualquer delator. Inside the Acid Temple ataca uma vez mais em todas as frentes, começando em Cubehead (que parece misturar Hawkwind e Queens of the Stone Age), passando por The Art of Ecstasy (mais guitarras tratadas com paixão) e terminando no transe rítmico e minado por efeitos externos do tema-título. Tal como no primeiro registo, a voz assemelha-se estranhamente a um Iggy Pop intoxicadamente introspectivo e o belo desempenho nas seis cordas remete para outro herói do psicadelismo moderno, o brilhante japonês Michio Kurihara.
O resto continua a oscilar entre o físico (The Gospel According to Robert A. Hull) e o espiritual (Unfolding). Basta olhar para títulos hiperbólicos como The League for Spiritual Discovery Lives ou Preparation for the Psychedelic Eucharist para descortinar o que se passa dentro do templo ácido. E o que decorre é uma cerimónia bela, mas que nem todos conseguirão experienciar...
Quando se pensava que o nome Liquid Sound Company tinha desaparecido tão rápida e misteriosamente como tinha surgido, eis que os norte-americanos retornam em 2011 com outro meteorito. Acid Music for Acid People é um nome que lhe cai bem. E é o disco mais pesado até agora, uma catadupa de temas crús mas com todos os nutrientes da sonoridade do grupo intactos. Guitarras que soam a cítaras, bateria que soa a tambura, efeitos do arco da velha e sons que não se sabe bem de onde vêm, mas que parecem ser de uma galáxia distante. Morning Sun é a única composição que não excede os seis minutos de duração. Um interlúdio mínimo e cintilante, que contrasta com as desmedidas carburações ácidas de Liquid Sound Freedom e Agitation Free. Um álbum que detém uma música com este nome nunca pode ser mau, mesmo sendo Acid Music for Acid People feito à base de outtakes e temas antigos. Altera a mente, mas sem efeitos danosos. Afinal, as iniciais da banda não são LSD, mas sim LSC...
Novo álbum só surgiria em 2002. Se o título e a capa intuem que os Liquid Sound Company não mudaram, o conteúdo chacina qualquer delator. Inside the Acid Temple ataca uma vez mais em todas as frentes, começando em Cubehead (que parece misturar Hawkwind e Queens of the Stone Age), passando por The Art of Ecstasy (mais guitarras tratadas com paixão) e terminando no transe rítmico e minado por efeitos externos do tema-título. Tal como no primeiro registo, a voz assemelha-se estranhamente a um Iggy Pop intoxicadamente introspectivo e o belo desempenho nas seis cordas remete para outro herói do psicadelismo moderno, o brilhante japonês Michio Kurihara.
O resto continua a oscilar entre o físico (The Gospel According to Robert A. Hull) e o espiritual (Unfolding). Basta olhar para títulos hiperbólicos como The League for Spiritual Discovery Lives ou Preparation for the Psychedelic Eucharist para descortinar o que se passa dentro do templo ácido. E o que decorre é uma cerimónia bela, mas que nem todos conseguirão experienciar...
Quando se pensava que o nome Liquid Sound Company tinha desaparecido tão rápida e misteriosamente como tinha surgido, eis que os norte-americanos retornam em 2011 com outro meteorito. Acid Music for Acid People é um nome que lhe cai bem. E é o disco mais pesado até agora, uma catadupa de temas crús mas com todos os nutrientes da sonoridade do grupo intactos. Guitarras que soam a cítaras, bateria que soa a tambura, efeitos do arco da velha e sons que não se sabe bem de onde vêm, mas que parecem ser de uma galáxia distante. Morning Sun é a única composição que não excede os seis minutos de duração. Um interlúdio mínimo e cintilante, que contrasta com as desmedidas carburações ácidas de Liquid Sound Freedom e Agitation Free. Um álbum que detém uma música com este nome nunca pode ser mau, mesmo sendo Acid Music for Acid People feito à base de outtakes e temas antigos. Altera a mente, mas sem efeitos danosos. Afinal, as iniciais da banda não são LSD, mas sim LSC...